ABNT NBR 15.575 - Desempenho Estrutural - Parte 1
Pela melhoria na qualidade da Habitação
A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles. As regras privilegiam os benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.
Conheça a partir de agora as principais exigências da norma no que tange ao desempenho dos sistemas de vedações verticais internas e externas com blocos cerâmicos (tijolos).
Todos estes requisitos são plenamente atendidos pelos produtos fabricados pela Cerâmica Roque. A saber:
Parte 1:
Desempenho estrutural: Resistência e capacidade de suporte de peças suspensas (presas à parede), como por exemplo: prateleiras, móveis, entre outros , além de redes de dormir.
As paredes da edificação habitacional, com ou sem função estrutural, sob a ação de cargas devidas a peças suspensas aplicada por meio de mãos-francesas padronizadas não podem apresentar fissuras, lascamentos ou rupturas, nem permitir o arrancamento dos dispositivos de fixação nem seu esmagamento. O método de ensaio compreende em instalar os dispositivos de fixação à parede, e em seguida, sejam exercidas carga na peça.
Falando de forma bem simples: É Imprescindível que a estrutura (parede) suporte plenamente o peso do elemento preso a ela, sem romper-se ou rachar.
Confira em nosso site o que mais diz a norma: Página: 45
http://www.ceramicaroque.com.br/web/arquivos/manual-nbr-15575.pdf